Transmissão da comemoração dos 188 anos de Biguaçu teve cerca de 8 mil visualizações

Publicidade
Salmir, Alexandre e Patê fazem corte do bolo simbólico em comemoração aos 188 anos de Biguaçu (Foto Christian Guedes)

Da Assessoria – Dois dias de live, 9 horas e 36 minutos de transmissão ao vivo, quase 8 mil visualizações. Esse foi o resumo da comemoração on-line do aniversário de 188 anos de Biguaçu, realizada virtualmente, seguindo as medidas de segurança contra a COVID-19. O evento on-line foi transmitido no domingo (16) e nessa segunda-feira (17), na página do Facebook e no canal do YouTube da Prefeitura (os links estão abaixo). Os vídeos estão disponíveis para acesso a quem quiser rever ou assistir as mais de 10 atrações culturais da programação realizada pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul).

 Foto: Paulo Rodrigo Ferreira-DICOM-PMB

Durante o primeiro dia da live, foi lançado o movimento Biguaçu Te Abraça, uma iniciativa que tem como objetivo principal levar mensagens de esperança, acolhimento, força, otimismo, resiliência e valorização da vida aos moradores de Biguaçu. Um vídeo e música foram especialmente produzidos para a campanha, além do símbolo que remete a cidade abraçando a sua população, já que o momento requer a necessidade de evitar esse contato físico.

Continua após a publicidade

Já no segundo dia de transmissão ao vivo, o destaque foi o tradicional “Parabéns a Você” e o corte do bolo simbólico, com a presença do prefeito Salmir da Silva, do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, do secretário da Secetul, Davi de Oliveira, do presidente da Câmara Municipal, Ednei Müller Coelho, secretários e vereadores.

Celebrações e homenagens

Na manhã dessa segunda-feira, 17 de maio, foi realizada a Missa em Ação de Graças pelo aniversário do município na Igreja Matriz São João Evangelista, seguindo todos os protocolos de prevenção contra o Coronavírus.

A missa, conduzida pelo padre Ewerton Martins Gerent, foi prestigiada pelo prefeito Salmir da Silva, acompanhado pela primeira-dama Adriana e as filhas Natália e Bárbara, e pelo vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, que esteve presente com a sua mãe Dalci. Secretários e funcionários da Prefeitura também participaram da cerimônia, bem como o presidente da Câmara Municipal, Ednei Müller Coelho, vereadores e fiéis. Estiveram presentes o senador Espiridião Amin e o prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva.

Na oportunidade, foram homenageados profissionais das áreas da saúde e segurança, por prestarem serviços na linha de frente no enfrentamento da pandemia.

Foram homenageados, representando o Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, o diretor Marcos Sottana, o médico Bruno Borba, a enfermeira Joyce Helena Petri e a fisioterapeuta Amanda Rafaeli.

Representando o 24º Batalhão de Polícia Militar, recebeu a homenagem o 2º sargento José Moraes Sotero e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Biguaçu, o capitão Victor José Polli.

Já o SAMU, foi homenageado Saulo Celso Silveira Júnior; pela Vigilância Epidemiológica, a homenageada foi Aline Piaceski Arceno, e pela Vigilância Sanitária, Fernanda Valiente Nectoux.

O representante da UPA 24h, Gilson Aparecido de Souza, não pode estar presente, e foi representando pela diretora da unidade, Déborah Pontes de Oliveira Barreto. E por fim, representando os vacinadores de Biguaçu, a homenageada foi Claudinete Rafalski.

Além da missa, ainda na manhã dessa segunda-feira, foi aberta a exposição NostalGin: Memórias da Gincana Cidade de Biguaçu, no Centro Cultural Casarão Born. A exposição segue aberta gratuitamente à visitação do público de segunda a sexta-feira até o dia 31 deste mês, das 9h às 18h. Estão expostos diversos objetos das equipes A_A, Chuchu Beleza, Raça e Virgens Forever, como camisetas, fantasias, quadros, fotos e troféus. Para conferir a exposição, é obrigatório o uso de máscara e manter o distanciamento social, além da higiene das mãos com álcool em gel na entrada do local.

A cobertura do espaço de dominó na Praça Nereu Ramos foi inaugurada também na segunda-feira, com a presença de Sérgio Koerich, do grupo Koerich, que em parceria com a Prefeitura, revitalizou a Praça Nereu Ramos recentemente.

No início da tarde, o vice-prefeito Alexandre, o secretário da Secetul, Davi, e vereadores, prestigiaram o coral da Aldeia M’Biguaçu, que apresentaram os quatro cantos sagrados da aldeia Guarani em comemoração ao aniversário da cidade.

Veja alguns depoimentos sobre os 188 anos de Biguaçu:

“Ponto acertado da Secetul fazer esta live, com muito orgulho e emoção estou aqui para fazer o corte simbólico, pois como todos sabem, estamos atravessando uma pandemia, rigorosa nos últimos meses. Parabéns à Prefeitura e equipe da Secetul por esta festa muito bem organizada. Parabéns, nossa Biguaçu pelos 188 anos de emancipação político-administrativa e se Deus quiser, no próximo ano estaremos juntos lá na praça, comemorando o nosso aniversário. Parabéns, povo de Biguaçu, vocês são merecedores, estaremos trabalhando, Legislativo e Executivo, dando o nosso melhor para uma Biguaçu cada vez melhor.” – Ednei Müller Coelho (popular Patê), presidente da Câmara Municipal de Vereadores

“A todos que estão em casa, o meu abraço carinhoso. Parabéns à toda equipe da Secetul. Não deu para estarmos na praça, por causa da pandemia, mas estamos na sua casa. Feliz aniversário à nossa querida Biguaçu.” – Alexandre Martins de Souza, vice-prefeito

“Cumprimento todos os funcionários que se empenharam para a realização deste evento, que está sendo feito de forma on-line para seguir as regras contra a pandemia, de mantermos o distanciamento social, por isso, durante toda a programação estamos mandando abraços virtuais, que se Deus quiser, logo poderão ser abraços físicos, num curto espaço de tempo. Biguaçu, 188 anos, município em plena expansão, estamos trabalhando firmes e fortes, com todo empenho e engajamento, com toda honestidade, para que possamos transformar o nosso município no melhor da região, do estado e até do país. Parabéns, vamos em frente!” – Salmir da Silva, prefeito

“Estou muito feliz por voltar a cantar. Com a pandemia nós artistas tivemos muitos prejuízos. E poder retornar nesta festa linda, o aniversário de 188 anos de Biguaçu, é uma delícia, graças a essa nova equipe de Cultura. Meus parabéns a todos e especialmente ao prefeito Salmir, muito obrigado pela atenção e a simplicidade que tem conosco.”  Neném Maravilha, músico

“Um evento como este, para Biguaçu e toda a região, e porque não dizer para Santa Catarina, é de suma importância para valorizar não só o aniversário de 188 anos do município, mas a importância de se retribuir amor neste momento de pandemia. E para nós, enquanto músicos, depois de um ano de atividades paralisadas, uma live como essa é uma grande oportunidade para divulgação, que exige um trabalho bem feito e de qualidade.” – Marcos de Larah, músico

“Para mim esta festa de reabertura das comemorações do aniversário de Biguaçu foi importante demais. Foi um prazer poder participar, está sendo um grande privilégio estar me apresentando aqui, porque o último ano foi muito difícil. E conseguir apresentar o nosso trabalho, com essa estrutura, com essa qualidade, com essa receptividade, para mim é motivo de honra.” – Jam Pascoal, músico

“A gente está se sentindo gratificado pelo município, por meio do Poder Público, poder conhecer a realidade da aldeia, isso faz com que a comunidade indígena se sinta abraçada. Sendo que estamos participando de uma data tão importante para a cidade da qual nós também fazemos parte.  Esse dia vai ser lembrado por gerações.” – Hyral Moreira, advogado e cacique da aldeia M´Biguaçu

“Esse evento comtempla o verdadeiro sentimento do biguaçuense, que é poder colocar o seu amor pela cidade para fora de todas as formas. Nós músicos estamos muito felizes por poder participar desta festa e com isso enaltecer Biguaçu. E por meio dessa ferramenta que é a internet, hoje podemos estar em muitas casas, comemorando junto com a nossa população os 188 anos do município. Agradeço por poder contribuir com a minha música e mostrar a minha paixão.” – Agostinho Borba, músico

Para rever ou assistir os vídeos, acesse:

www.youtube.com/channel/UC2qbkS6z_QFtwP54vxvUaAQ

 www.facebook.com/prefeituramunicipaldebiguacu

Publicidade