Turistas apontam acúmulo de lixo e esgoto em Palmas; veja

Publicidade

Turistas que estão na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, registraram acúmulo de lixo e um vazamento – que seria de esgoto – durante o fim de semana. Várias lixeiras acabaram cheias de sacolas com resíduos, que inclusive são colocadas nas calçadas. Um morador – que solicitou não ser identificado – registrou várias fotos e encaminhou ao Biguá News (veja abaixo). O sábado e domingo foram de areia lotada na bela praia de Bandeira Azul.

O engenheiro Manoel Silva de Andrade, que está veraneando na cidade, disse à reportagem que o atraso na coleta de lixo é visto desde o fim de dezembro, mas pontua que visualizou os caminhões fazendo a coleta. Contudo, ele reclama do que seria um esgoto a céu aberto, na rua das Azaleias. A água corria sentido à rua Aderbal Ramos da Silva e entrava em boeiros – que deságuam no riacho e por consequência, na praia.

Continua após a publicidade

“Venho passar as férias aqui todos os anos. Essa questão do lixo é até compreensível, pois o bairro recebe muita gente nessa época e o serviço fica deficitário, mas os caminhões não param. Agora, esse esgoto a céu aberto não deveria ocorrer em hipótese alguma, pois interfere diretamente na qualidade da praia”, disse.

Quem também reclama é a turista paulista Sílvia Mandarth, que passou a virada de ano em Palmas e relatou outros problemas. “É lógico que [o lixo acumulado] incomoda. E essa água esverdeada então nem se fala. E ainda teve no réveillon falta de água e a energia ficou em meia fase devido a um temporal. A praia é linda, mas carece de mais infraestrutura e cuidados constantes”, comentou.

TPA também será usada para cumprir determinações judiciais na área ambiental

O morador que registrou as fotos suspeita que a água que escorre na sarjeta seja esgoto brotando em frente a um prédio na rua das Azaleias. Ele disse concordar com a instalação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para acabar com esses problemas na temporada de verão. “Aqui é o paraíso, mas algo tem que ser feito para preservá-lo”.

Município se posiciona

Ouvido pela reportagem, o prefeito Juliano Duarte Campos (PSD) informou que a questão do lixo está dentro da normalidade, pois em todo o verão, com o aumento da população devido ao turismo, o serviço fica sobrecarregado. Com relação à denúncia de esgoto a céu aberto, ele argumentou que todas as providências estão sendo tomadas esta semana.

TPA em Governador Celso Ramos é aprovada

“Quanto a esta água, hoje já estamos tomando as medidas legais e cabíveis. Esta água é do lençol freático. Será feito dreno e lacrado todo e qualquer esgoto. O início [dos trabalhos] será amanhã”, disse, pontuando ainda que a TPA será usada para eliminar esses problemas assim que for implantada.

Publicidade