A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou nota oficial, agora há pouco, informando que acionará a Justiça para garantir o acesso dos servidores ao prédio da Reitoria. Um grupo de estudantes bloqueia a entrada da unidade, protestando contra a PEC 241, que propõe a limitação dos gastos públicos no âmbito federal.
“Tendo em vista a ocupação e o impedimento da entrada dos servidores no Prédio da Reitoria, a universidade está tomando as medidas judiciais cabíveis para garantir a manutenção das atividades na instituição. A orientação é que os alunos vão às aulas normalmente e os servidores, ao trabalho”, diz trecho da publicação.
A movimentação ocorre no hall da Reitoria, em Florianópolis, que foi fechado pelos estudantes, impedindo a entrada de servidores para o trabalho. A universidade informa que acompanha de perto a manifestação do grupo de estudantes da instituição.
“A Reitoria manifesta respeito ao movimento estudantil, mas discorda da atitude de cercear o direito de ir e vir de técnicos e professores da universidade que precisam manter suas atividades de trabalho. A universidade tem obrigações a cumprir, tanto com seus fornecedores quanto com pagamento de bolsas aos próprios estudantes, além de folha de pagamento dos servidores, que precisam da atividade dos técnicos”, diz a nota.
A Reitoria pontua também que os estudantes invadiram a Rádio Educativa Udesc FM e impediram profissionais da emissora de trabalhar, inclusive alteraram a programação, prejudicando a transmissão do horário eleitoral gratuito. “A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já foi informada do ocorrido”, informa a Udesc.