Unidade de tratamento para balneabilidade da Beira Mar-Norte será instalada em dezembro

Publicidade

Da Casan – Para acompanhar todas as etapas da obra de Balneabilidade da Beira Mar-Norte, o presidente da CASAN, Adriano Zanotto, vistoriou pessoalmente a fabricação da unidade de tratamento da água contaminada que chega à Baia Norte, equipamento fundamental para o projeto.

A Unidade de Recuperação Ambiental (URA) está sendo pré-fabricada na empresa FAST, em Capinzal, Oeste de Santa Catarina, devendo ser montada junto ao Bolsão da CASAN, na Beira-Mar Norte nas primeiras semanas de dezembro.

Continua após a publicidade

Acompanhado do engenheiro Pery Fornari Filho, um dos responsáveis pela obra em execução em Florianópolis, Zanotto reuniu-se com a direção e técnicos da FAST antes de visitar os galpões e observar a construção das peças que, montadas, formarão o equipamento.

Estação vai receber a água contaminada com sujeira das ruas e esgoto clandestino (Foto: Casan)

A URA é uma espécie de estação de tratamento: ela vai receber a água contaminada com sujeira das ruas e esgoto clandestino que é carregada pelos canais de drenagem da chuva em direção à Baía. O líquido contaminado será bombeado até a URA para que seja tratado e clarificado com raios ultravioleta antes de chegar à Baía Norte.

“Gostei do cuidado com que a empresa está tratando dessa unidade importante para o Projeto”, comentou Zanotto. “Confirmei in loco que tudo está sendo monitorado de forma detalhada pela empresa construtora e, importante, dentro do cronograma previsto inicialmente”.

Nos próximos dias, funcionários da FAST e o engenheiro Pery viajam a Costa Mesa, cidade da Califórnia, para acompanhar desde a Indústria Cla-Val (www.cla-val.com/waterworks) o envio das válvulas formato bico-de-pato que também compõem o projeto. As válvulas importadas embarcam em novembro para o Brasil. Este equipamento será acoplado às 16 estruturas de cimento que estão sendo assentadas com auxílio de guindaste ao longo de 3,5 quilômetros da orla, entre o Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros e a Ponta do Coral.

Publicidade