Universitários desenvolvem projeto de compartilhamento de veículos

Publicidade

Da UFSC

Alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica, desenvolveram um projeto de compartilhamento de veículos para estudantes. O Veículo Compartilhado é resultado do programa de cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha, chamado AWARE, e tem por objetivo o desenvolvimento da mobilidade elétrica como serviço em países emergentes.

Continua após a publicidade

O compartilhamento de veículos permite acesso a carros por curtos períodos, a partir de 30 minutos, para todas as atividades do dia a dia. Para utilizar, basta fazer um cadastro, reservar o veículo, deslocar-se até ele, destravar, dirigir e deixar o carro no local permitido mais próximo ao seu destino.

“Utilizar um carro apenas quando você precisa, ao invés de possuir um, significa que precisaremos de menos carros, e menos recursos serão utilizados na sua produção e manutenção. Passamos, assim, a ter uma mobilidade urbana mais acessível, sustentável e inteligente”, explica o professor Rodrigo Vieira, do departamento de Engenharia Mecânica.

Publicidade