UPA de Biguaçu completa cinco anos nesta sexta-feira

Publicidade

Cerca de 850 mil atendimentos a pacientes foram realizados no período

Em 2017, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Biguaçu completa cinco anos de funcionamento. Inaugurada em 16 de fevereiro de 2012, ela fica localizada na Rua Quintino Bocaiuva, na divisa dos bairros dos Fundos e Universitário, e desde sua inauguração já atendeu 848 mil pacientes, sendo de 8 a 9 mil pessoas da comarca por mês, numa média de 300 atendimentos diários.

Continua após a publicidade

Para marcar a data, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover nesta sexta-feira (17), às 10h30min, um evento em comemoração ao quinto ano da UPA, com diversas atividades e atendimentos gratuitos no local. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estará presente para prestar orientações sobre vida saudável e informações sobre o funcionamento da UPA.

 

 

 

 

 

 

 

 

UPA de Biguaçu (Martha Huff – PMB)

A unidade também atende pacientes de municípios vizinhos, como São José, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, entre outros

A UPA de Biguaçu segue o padrão dos melhores modelos do Brasil, com destaque para os serviços de raio X, sistema de informação integrado, painel eletrônico de chamamento dos pacientes, segurança pessoal de pacientes e funcionários, atendimento por classificação de risco, 24 câmeras de monitoramento interno e externo para o acompanhamento em tempo real do atendimento.

O prefeito Ramon Wolinger ressalta a importância da UPA para o município e região, sendo um dos principais equipamentos de saúde disponível 24 horas, todos os dias, aos pacientes. “É com grande satisfação que comemoramos os cinco anos de funcionamento, com aproximadamente 850 mil pessoas atendidas”.

“Parabenizo toda a equipe da Unidade de Pronto Atendimento de Biguaçu, que atende não só a população do município, mas de toda a comarca, com muita dedicação e competência”, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Silveira Souza.

Atendimento e serviços disponíveis

Na UPA são oferecidos atendimentos de urgência e emergência. Atualmente o acolhimento e classificação de risco adulto e pediátrico são realizados 24 horas por dia por um enfermeiro plantonista. A unidade conta com quatro médicos de plantão durante o dia e três no período noturno, sendo um até às 1h e dois até às 7h da manhã, o que tornou o atendimento muito mais rápido, evitando as filas tão temidas pelos pacientes que procuram atendimento emergencial.

Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, a UPA atende urgências e emergências de média a alta complexidade, sendo um meio-termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto. Até 97% dos casos são solucionados na própria Unidade de Pronto Atendimento, o que contribui para a diminuição de filas nos prontos-socorros dos hospitais da região.

A UPA presta suporte a todas as Unidades Básicas de Saúde e aos pacientes do Programa Melhor em Casa, sendo uma retaguarda do programa. Anexo a UPA, está o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), programa que presta socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipe formada por 11 profissionais de saúde que realizam o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, conforme o chamado da regulação estadual.

Quando um paciente atendido na UPA necessita realizar exames laboratoriais, a coleta é realizada na própria unidade. “O material coletado é encaminhado ao laboratório e o resultado chega em até 4 horas”, explica a diretora da unidade, Clelia Maria Sperandio.

Clelia informa ainda que a equipe da Unidade de Pronto Atendimento é formada por 85 pessoas, sendo funcionários efetivos da Prefeitura e terceirizados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EQUIPE DA UPA

– Médicos: 23

– Técnicos de enfermagem: 33

– Enfermeiros: 12

– Farmacêutico: 01

– Recepcionistas: 04

– Limpeza: 04

– Vigilantes: 04

– Administrativo: 02

– Motoristas de ambulância: 03

Primeira unidade qualificada pelo Ministério da Saúde em SC

Buscando sempre oferecer o melhor atendimento e qualidade de serviços aos usuários do SUS, os gestores do município cumpriram todas as exigências do Ministério da Saúde quanto à estrutura física e pessoal da UPA de Biguaçu. Como prova de tanto esforço e investimento, no dia 16/07/2013 foi publicada a portaria nº 1.450 no Diário Oficial da União tornando a UPA de Biguaçu a primeira unidade de Santa Catarina a ser qualificada pelo Ministério da Saúde, tornando-se referência estadual.

A unidade possui 1.054,38m² de área construída, contando com salas distribuídas em consultórios, observações, sala de medicação, inalação, raio-X, e outros, sendo uma estrutura completa para os pacientes e funcionários.

Sendo referência na região, a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Biguaçu atende pacientes de municípios vizinhos como: São José, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, entre outros. Segundo levantamento realizado desde a inauguração, 40% dos atendimentos é de pacientes oriundos de municípios vizinhos que não possuem Unidades de Pronto Atendimento.

TELE-ELETROCARDIOGRAMA

Desde 2013, a Unidade de Pronto Atendimento de Biguaçu conta com um equipamento de tele-eletrocardiograma, através do projeto Telemedicina SAMU/UPA, do Ministério da Saúde e Hospital de Coração (HCor). Por meio dessa iniciativa, os exames realizados são transmitidos via internet para o Hospital do Coração em São Paulo, assim todos os laudos são elaborados por especialistas e encaminhados para a UPA de Biguaçu em tempo real.

DA ASSESSORIA

Publicidade