O Valor Bruto de Produção (VBP) dos principais produtos da agropecuária catarinense foi estimado em R$ 28,808 bilhões em 2016, cuja soma é 16,2% maior que o alcançado no ano anterior. Os números fazem parte da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, produzida pela Epagri/Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa).
A publicação, que está na 37ª edição, é a mais tradicional da Epagri/Cepa. Ela será lançada nesta terça-feira (13), às 9h30 no auditório da Epagri, em Florianópolis. Na ocasião, imprensa e autoridades presentes conhecerão análises o desempenho produtivo e mercadológico das principais cadeias produtivas da agropecuária estadual em 2016.
“Essa expansão no VBP deixa claro que, apesar de todas as dificuldades econômicas recentes, a agropecuária contribuiu positivamente para o Produto Interno Bruto (PIB) catarinense em 2015 e 2016”, argumenta Reney Dorow, gerente da Epagri/Cepa.
No ano passado o VBP dos produtos agrícolas catarinenese ficou em R$ 24,783 bilhões, superior ao de 2014.
A Síntese também traz informações que mostram a posição e a participação de Santa Catarina, em relação ao Brasil, em diversos produtos da agropecuária. No lançamento na terça-feira os técnicos da Epagri/Cepa apresentarão uma análise das principais conclusões do documento.
Da Epagri