Vereadores de cidade catarinense elegem prefeito para ‘mandato tampão’

Publicidade

A Câmara de Vereadores de Xavantina, no Oeste catarinense, elegeu, nesta segunda-feira (24), Domingos Zanandrea (PP) como prefeito do município e Adelar Gambiatti (PMDB), vice. Os novos governantes serão empossados na próxima segunda-feira (31) e começam a exercer o cargo na terça (1º). A informação é do G1.

Os mandatos terão vigor até 31 de dezembro, já que as eleições diretas ocorreram no município no dia 2 de outubro, como no restante do país. Em 2017, assume prefeito Enoir Fazolo (PSDB) e Claudi Babinski (PMDB).

Continua após a publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) publicou a decisão de novas eleições no dia 20 de setembro.

No dia 9 de maio, o até então prefeito Mauro Poletto (PT) e o vice José Dal Bosco (PT) tiveram os mandados cassados por crime eleitoral em 2012. No dia 11 de maio, o presidente da Câmara do município, Valdir Babinski (PMDB), assumiu a prefeitura da cidade.

Votação indireta

Conforme a coordenadora geral da Câmara de Vereadores, Leonora Kipper, nesta segunda a votação teve cinco votos favoráveis, três brancos e um nulo. Zanandrea e Gambiatti eram da única chapa concorrente.

Outras duas chapas chegaram a se inscrever para participar do pleito, mas foram indeferidas no dia 14 de outubro – Uma por falta de documentação e outra porque os candidatos não tinha tempo suficiente de filiação partidária, conforme a coordenadora da Câmara.

Publicidade