Da Assessoria – Os vereadores mirins de Biguaçu participaram de um encontro com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Maria da Glória Veríssimo de Faria, no Centro da cidade, na quarta-feira (14). O objetivo da ação foi a de esclarecer o projeto Câmara Mirim de Biguaçu e divulgar o novo projeto instituído na Casa este ano, o Parlamento Jovem. O programa está com inscrições abertas até o dia 22 de março. Podem inscrever-se estudantes de 16 a 18 anos, devidamente matriculados na escola.
O vereador mirim Carlos Eduardo Alexandre fez a abertura do encontro e explicou do que se trata o Câmara Mirim. Por sua vez, o vereador Felippe Ferreira falou sobre como funciona o projeto. A vereadora Laisa Fagundes explicou aos estudantes o que é um Projeto de Lei, enquanto Maria Eduarda da Silva Rita falou sobre o que é uma indicação e Kaylani Érica de Faria, atual vice-presidente do Câmara Mirim, falou sobre requerimento. Esses são documentos oficiais da Casa Legislativa, apresentada por vereadores, a fim de requerer algo ou alguma melhoria.
Por sua vez, o presidente do Câmara Mirim, Guilherme Leal, reuniu os alunos numa grande roda e solicitou que cada um deles expusesse as dificuldades vivenciadas com relação a transporte, saúde, educação e lazer. O presidente também divulgou informações sobre como efetuar inscrição para participar do Parlamento Jovem. Guilherme salientou a importância da participação do jovem na elaboração das políticas públicas e nas sessões da Câmara de Vereadores de Biguaçu.
A maioria dos alunos solicitou melhorias nos transporte escolar e coletivo, na iluminação pública, assim como a necessidade de climatização nas salas de aula e uma maior segurança nas escolas. Os vereadores mirins foram recebidos pela supervisora escolar Saionara, e pelos professores Maria do Socorro e Osnildo, que colaboraram com o debate. Acompanharam os mirins a secretária de Atendimento ao Cidadão, Márcia Rodrigues de Azevedo, a diretora do Câmara Mirim e Parlamento Jovem, Elisabete Pereira, e a assessora executiva da Escola do Legislativo, Lisiani Mathias.