A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplica neste domingo, 4, as provas do Vestibular de Inverno 2017 para cursos presenciais, em oito cidades catarinenses – Florianópolis, Lages, Laguna, São Bento do Sul, Joinville, Chapecó, Ibirama, Balneário Camboriú. Um total de 8.596 candidatos disputará 1.056 vagas em 35 cursos de graduação ofertados pela instituição.
O curso mais concorrido é o de Fisioterapia, em Florianópolis, com 39,13 candidatos para cada vaga (confira a lista). Na página oficial os candidatos podem consultar a cidade, o endereço, o número da sala de cada candidato, entre outras informações detalhadas.
A prova será realizada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30 e tem 100 questões de múltipla escolha e uma redação. Confira o que é preciso levar para o dia da prova e também os horários de abertura e fechamento dos portões no item 7 do edital.
O caderno das provas e o gabarito preliminar serão divulgados a partir das 20h30 de domingo. A divulgação da lista dos classificados, em primeira chamada, será em 26 de junho, no site do Vestibular de Inverno 2017. Para os aprovados, as aulas iniciam no segundo semestre deste ano.
Outros 2.119 candidatos disputaram quase mil vagas para quatro cursos de graduação a distância do Vestibular de Inverno 2017, com provas realizadas no último domingo, 28 de maio.
Conteúdo, gabarito e resultado
A Coordenadoria do Vestibular recomenda a todos os candidatos a leitura do edital, do programa das disciplinas, das obras literárias e do calendário do vestibulando.
Na manhã de domingo, os candidatos terão de responder 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
À tarde, haverá redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.
Sisu e Programa de Ações Afirmativas
O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Udesc manterá o sistema de cotas por meio do Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas, sendo 20% para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.
Além da relação geral, é possível conferir os índices de vaga para não optantes de cotas, para candidatos negros e para alunos que fizeram ensino médio em escola pública.
Mais informações podem ser conferidas no edital dos cursos a distância e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest) pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.