Luiz Renato Petry – Segurança Pública: Chile x Brasil

Publicidade

Qual será a semelhança entre o Brasil e o Chile, ambos os países sul americanos, com problemas sociais semelhantes, mas, com qualidade de vida distintas.

O povo Chileno tem costumes iguais aos brasileiros, só que uma qualidade de vida inferior, e apesar disso, é aparentemente, mais ordeiro e respeitoso com os bens públicos. Sua arquitetura é baseada nos ingleses, e é mais conservada. Apesar das belezas naturais brasileiras serem mais belas, o oceano pacífico tem seu charme, e os Vales Nevados lembram a Europa.

Publicidade

Em relação à segurança, a diferença é grande, ambos os lugares têm que ter cuidado com assaltos, só que lá a cobrança é maior, a investigação é muito mais rápida e eficiente que no Brasil e as penas, aparentemente são cumpridas. As soluções dos problemas ocorrem em mais de 90% dos casos investigados. Os Carabineiros, como são chamados os policiais chilenos, são rápidos e a justiça cobra sua atuação permanentemente. O criminoso vai ao banco dos réus no máximo 48 horas após ter cometido o crime e é julgado.

Andar de madrugada em Santiago é muito mais seguro que no Brasil, não que não seja perigoso, mas, é mais preventivo. Enquanto estávamos em Santiago houve uma passeata contra a visita do vice-presidente dos Estados Unidos a Santiago, o protesto houve, mas tudo dentro de uma normalidade muito bem fiscalizada, sem destruição do patrimônio público ou particular. Querer protestar é um direito e não uma desordem patrocinada. Cheguei à conclusão que em termos de segurança, não temos como comparar, o Brasil é um país fora do comum, tem certas coisas que temos que evoluir muito e rapidamente.

Na próxima edição, falaremos das belezas naturais do Chile, país que importa quase tudo, do gás ao automóvel, importante pólo produtor de cobre, gesso, vinho e alguns peixes de água fria e profunda.

Até a próxima semana, e um abraço a todos, boa festa de independência do Brasil!

Luiz Renato Petry e proprietário das Lojas Ideal e presidente do CDL – Biguaçu

Publicidade