Outubro Rosa em Biguaçu terá atividades nesta quarta-feira

Publicidade

Da Assessoria

A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Turismo e Lazer, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Orçamento Participativo, Governo e com a participação da Câmara de Vereadores de Biguaçu, Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV) e Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), deu início aos preparativos para a organização do Outubro Rosa, uma ação de conscientização mundial promovido por diversas entidades no mês de outubro, dirigida à sociedade, especialmente às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Continua após a publicidade

Esse movimento surgiu em 1990 em Nova York e desde então é promovido anualmente em várias cidades do mundo, durante o qual são realizadas atividades de promoção da saúde e de conscientização corporal e cultural na Praça Nereu Ramos e Centro Cultural Casarão Born, no centro da cidade, nesta quarta-feira, dia 21/10.

Atualmente, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Pensando na prevenção desta doença, a Prefeitura de Biguaçu realizará a conscientização, promovida através do Outubro Rosa, servindo para despertar em toda população e, em especial nas mulheres, a atenção sobre a prevenção do câncer de mama e outros cuidados com a saúde.

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, ressalta que a prevenção é “a melhor forma de combater essa doença, chamando a atenção de toda a população, em especial das mulheres, sobre a importância dos exames que podem detectar precocemente os casos, aumentando significativamente a cura”.

Para o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Pedro Joaquim Cardoso, “o evento tende a crescer a cada edição, considerando o grau de conscientização da população e a importância da prevenção como a forma mais eficaz de combater esse mal que assola significativa parcela da sociedade”.

A presidente da Câmara de Vereadores de Biguaçu, Salete Cardoso, relata que “a realização do evento Outubro Rosa procura através da união dos segmentos da sociedade esclarecer e unir as forças em prol da prevenção e do tratamento do câncer de mama. Biguaçu veste rosa e vem para a praça na luta pela saúde da mulher”.

Programação

15h – Abertura

15h10min – Aula de Maquiagem e Consultoria de Beleza

15h30min – Exames/orientações

15h30min – Apresentação dos Grupos dos Idosos

16h – Apresentação musical

16h30m – Apresentação do Boi-de-Mamão  – Mocidade do Samba

18h – Caminhada

18h30min – Depoimentos

18h45min – Apresentações Artísticas – CEI Oficina da Criança

19h – Palestra: Prevenção ao Câncer de Mama

19h15min – Apresentações Artísticas (Colégio Incentivo)

20h – Encerramento

 

Publicidade