Em 2015, os agentes de segurança do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região apreenderam 6.018 armas na entrada do Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo. Somente em janeiro deste ano já foram acauteladas outras 818 armas. O número de apreensões motivou o tribunal a lançar, nesta semana, a campanha “Venha desarmado, aqui você está seguro”.
O objetivo da campanha é conscientizar os frequentadores do controle rigoroso de acesso ao prédio, a fim de garantir que servidores e jurisdicionados circulem pelo TRT2 em segurança.
Segurança
Aproximadamente 20 mil pessoas circulam pelo Fórum Ruy Barbosa todos os dias. Trata-se do maior fórum trabalhista do Brasil. Para garantir a segurança, os agentes são orientados a barrar a entrada de qualquer tipo de material que exponha os cidadãos a perigo. Nem mesmo policiais podem entrar no Fórum portando armas de fogo – elas ficam sob guarda e são devolvidas ao término da audiência.
Ao longo da campanha, serão afixados banners e cartazes na entrada e nas dependências dos fóruns Ruy Barbosa, da Zona Leste e da Zona Sul, e também no edifício Sede.
Armas brancas
Das mais de 6 mil armas retidas no ano passado, 2.876 eram armas de fogo e 3.142, armas brancas. O diretor da Secretaria de Segurança Institucional, Marcelo Schettini, conta que muitos dos objetos apreendidos, como canivetes, punhais, soco inglês e facões, ainda permanecem sob os cuidados do setor de segurança do Tribunal, já que muitos donos não retornam para buscar os itens.
Além destas armas, já foram apreendidas espadas, estrela ninja, acessórios de artes marciais e diversos tipos de facas, inclusive de cozinha. Segundo o diretor, as armas brancas que não são retiradas pelos donos são enviadas para destruição dentro de dois ou três meses.
Migalhas