Em certo sentido podemos afirmar que Virgílio encoraja Dante a buscar o sucesso na fase sobremesa, evocando os olhos de Beatriz, cujo olhar, ao longo da obra La Divina Commedia, interpreta o papel de energia celeste comunicadora e também de consciência purificadora levada ao poeta. A luz desse olhar evoca a imagem do “fogo divino”, fonte de luz para o viandante. (p. 467)
Escreve o poeta:
Mas para me confortar, meu doce e bom pai
Ia contando sem cessar de Beatriz,
E dizia: “ver seus olhos já me parece” (52 – 54)
Tem-se que o momento mais significativo da infância de Dante ocorreu no ano de 1274, quando o menino, então com nove anos, encontra uma menina, poucos meses mais nova do que ele. Dante começa então a tremer violentamente e a impressão é tão profunda que, a partir daquele momento a pequena Beatriz torna-se a musa inspiradora do futuro poeta, “a gloriosa senhora da minha mente”, transformando-se na primeira mulher da poesia italiana e o poeta Dante Alighieri, que viveu entre 1265 e 1321 o maior poeta de todos os tempos.
Lê-se na obra La femminilità come sesso, potere e grazia, de Antonio Meneghetti que essa supremacia da mulher existe como intencionalidade de natureza e grandes homens a veem, cabe a nós mulheres evidencia-la através de ação histórica eficiente.
É muito belo verificar como ambos os autores sentem e cantam através do olhar masculino, a beleza, o poder e a graça das mulheres e seu potencial de ação superior.
*Palestrante e pesquisadora do universo feminino