A nova pesquisa do Ipec divulgada, nesta segunda-feira (19), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto no primeiro turno, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 31%. Com relação ao levantamento de 9 de setembro, Lula passou de 46% para 47%. Já Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Ciro Gomes (PDT) mantém 7% das intenções, o mesmo índice da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) tinha 4% na semana passada e agora tem 5%. Considerando a margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%.
Os candidatos Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não chegam a 1% cada um.
Definição no 1º turno
A soma dos votos válidos – retirando os brancos, nulos e indecisos – aponta possibilidade de vitória de Lula já n o 1º turno, com 52% das intenções de voto. Bolsonaro tem 34%, Ciro (PDT), 7%; Tebet (MDB), 5%; Thronicke (União Brasil), 1%.
Segundo turno
Segundo o Ipec, em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria o adversário por 54% a 35%.
Foram ouvidas 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. Com um nível de confiança de 95%, a pesquisa encomendada pela TV Globo foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.