Avaí passa a ter eleição direta para diretoria

Publicidade

Após uma reunião de quase cinco horas, foi aprovada a reforma estatutária do Avaí Futebol Clube, nesta segunda-feira (23). A Assembleia Geral, realizada no Restaurante da Ressacada, reuniu sócios e conselheiros do clube. Entre as principais mudanças do estatuto está a questão da eleição que ganha formato direto. As chapas deverão apresentar no próximo pleito a nominata de conselheiros e os nomes para os cargos de presidente executivo e vice. A eleição será direta, elegendo-se de uma vez só os membros executivos e do conselho.

A medida, que já vinha sendo discutida e elaborada há alguns anos por uma comissão do Conselho Deliberativo, atende o prazo da Lei do Profut que estabelece as alterações dos estatutos dos clubes de futebol.

Continua após a publicidade

O início da assembleia foi marcado pela leitura na íntegra do novo estatuto. A matéria já havia sido apresentada aos conselheiros na reunião extraordinária do dia 16 de novembro e nesta segunda-feira foi apreciada também pelos associados presentes.

Embora tenha surgido uma proposta de um mandato de três anos em meio à Assembleia Geral, os presentes aprovaram a proposta original de quatro anos com direito a uma reeleição. A medida atende a exigência da Lei do Profut que determina apenas uma reeleição e um mandato de até 4 anos.

A eleição deverá ocorrer até o dia 20 de dezembro e realizada em um final de semana. A assembleia aprovou também que a peça orçamentária para o ano seguinte será votada e aprovada até o dia 10 de dezembro.

Sobre a eleição do Conselho Deliberativo, a proposta aprovada traz à tona o critério de proporcionalidade para a composição do mesmo. Em caso de duas chapas, terá representatividade no órgão aquela que atingir 30% dos votos. Em caso de mais de duas chapas, o percentual é de 20%.

O tempo como sócio para ser conselheiro também mudou. Antes era necessário ser associado por um ano com a mensalidade em dia. Agora são necessários dois anos.

O novo estatuto determina ainda que nenhum diretor ou funcionário do clube deverá ter relação empresarial com os atletas.  A matéria aprovada nesta segunda-feira será publicada em breve nos canais oficiais do Avaí Futebol Clube. O novo estatuto entra em vigor após o registro em cartório.

A informação é da assessoria.

Publicidade