Biguaçu: Avicultores recebem treinamento da Fatma sobre descarte correto de embalagens

Publicidade

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) promoveu treinamento sobre descarte correto de embalagens plásticas, nesta quarta-feira (14). A capacitação foi realizada em Biguaçu, na localidade de Sorocaba, no núcleo de frangos da integradora Morgana e foi ministrada por técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) da Grande Florianópolis.

A necessidade de orientação neste sentido foi constatada ano passado durante a série de oficinas de compostagem que a Fatma realizou nos aviários da região. “Além de cumprir a legislação, queremos nos aproximar da comunidade e disseminar a cultura de preservação e educação ambiental”, explica Daniel Vinícius Neto, gerente da Codam da Grande Florianópolis.

Continua após a publicidade

Durante os treinamentos, os avicultores aprenderam como separar para descarte embalagens de produtos químicos e medicamentos, luvas, botas e receberam dicas de acomodação e local de recolhimento dos recipientes. O controle da destinação adequada será feito pelas integradoras dos aviários e, a partir de agora, todos terão que apresentar comprovantes de descarte ao solicitarem licenciamento ambiental e renovação do documento.

“Todo treinamento é importante pra nós. Antes não tínhamos essa orientação e agora vamos conseguir cumprir corretamente nosso papel”, afirma o avicultor Lourenço Amaral.

Foram realizadas, ao todo, cinco treinamentos. Dois pela integradora JBS nas cidades de Angelina, Massaranduba e três pela integradora Morgana nas cidades de Águas Mornas, São Pedro e Biguaçu. “Além de fiscalizar,  queremos que a comunidade saiba que nossa função também e oferecer educação ambiental”, afirma Cícero Brasil, analista técnico da Codam.

Foto: Anne Caroline Anderson
Foto: Anne Caroline Anderson

A informação é da assessoria da Fatma.

Publicidade