A juíza Eliane Cristina de Souza Freitas, titular da comarca de Garopaba, reuniu-se nesta semana com o delegado Adalberto Safanelli, responsável pela Comissão Estadual de Leilão do Detran, oportunidade em que recebeu um relatório circunstanciado sobre o processo de prensagem de veículos com restrições judiciais que estavam sob a jurisdição de sua unidade.
Segundo o balanço apresentado, foram 25 veículos prensados, que renderam cerca de seis toneladas de material ferroso, a ser reciclado para reaproveitamento na indústria metalúrgica. Os veículos, em estado de inservibilidade, ocupavam há anos um espaço público em frente à delegacia de polícia do município e traziam sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública. A juíza, diante deste quadro, e a partir de notícias sobre prensagem de veículos em outros municípios do Estado, decidiu entrar em contato com a Comissão de Leilão para tentar solucionar o antigo problema.
“A gente não sabia como proceder, segui o caminho de outros magistrados e cheguei até o delegado Safanelli. Agradeço a disposição e todo o trabalho da comissão. Que o Tribunal possa sempre contar com o apoio do restante do poder público para resolver essas questões que beneficiam toda a sociedade”, frisou a magistrada.
O delegado Safanelli lembra que ao ser provocado pelo Poder Judiciário em Garopaba procurou a forma mais ágil de auxiliar. Aproveitou a oportunidade do amassamento em Tijucas e viabilizou transporte para que os veículos de Garopaba fossem levados e incluídos na operação em andamento. Em dois anos de atuação, a comissão já viabilizou a compactação de 2,3 mil veículos em todo o Estado (com informações de Janaína Guliato – Assessoria de Imprensa Detran/SC).