A Secretaria de Saúde de Biguaçu promoveu a 5ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 9 e 10 de julho, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, no auditório da secretaria. Na ocasião foram elencadas as prioridades nas políticas públicas de saúde para os próximos anos, informa a assessoria.
Oito eixos foram elencados para discussão: I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II – Participação social; III – Valorização do trabalho e da educação em saúde; IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e VIII – Reformas democráticas e populares do Estado.
Os participantes foram divididos em grupos de trabalho para elencar propostas sobre cada eixo. A coordenadora da conferência, Ana Flavia de Almeida, fez uma breve explanação sobre os oito eixos a serem discutidos e lançou perguntas problematizadoras que deveriam ser discutidas nos grupo, baseadas no documento orientador da 15ª conferência nacional de saúde.
Na ocasião também foram eleitos os delegados que representarão o município. A eleição se deu de forma democrática e por categorias de usuários, prestadores de serviço, gestores e profissionais de saúde. São eles:
- Sueli Eliane Guimarães
- Leonidio Zimmermann
- Iria Buss Roveda
- Alessandro B. Prado
- Donizete Barata
- Angelita Machado
Prestadores:
1. Barbara Cristine Manoel (ISEV)
2. Vanessa Mara Amaral (lab. Continente)
Gestores:
1. Alessandro Garbelotto
2. Ana Flávia de Almeida e Silva
Profissionais de Saúde:
1. Darci Weber
2. Mariana Ester Borges
Para o Secretário Municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira, “é muito importante discutir o funcionamento da saúde e definir melhorias, não só no município, como também para o Estado e todo o país. Como já diz o tema da conferência, precisamos ter uma saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”.
“A 5ª Conferência Municipal de Saúde ocorreu de forma democrática e contou com a participação de todos os seguimentos presentes no Município”, declara a coordenadora da conferência, Ana Flavia de Almeida.
“A saúde é o maior patrimônio das pessoas, por isto é de grande importância o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde. Além de valorizar os nossos profissionais, o poder público municipal busca sempre a melhoria de atendimento do nosso cidadão. Temos de trabalhar e atender muito bem a nossa população para que todos saiam satisfeitos”, ressalta o Prefeito Ramon Wollinger.