Delegação alemã visita cinco cidades catarinenses analisando cooperação

Publicidade

Uma delegação oficial com autoridades do Estado de Baden-Württemberg , na Alemanha, está visitando Santa Catarina, esta semana, com o objetivo de estabelecer laços de cooperação nas áreas de tecnologia, pesquisa, indústria e comércio. A missão segue até o dia 6 de novembro e pretende passar pelas cidades de Brusque, Blumenau, Itapema, Joinville e Guabiruba.

O secretário executivo de Assuntos Internacionais do governo catarinense, Carlos Adauto Virmond Vieira, recebeu os alemães, na tarde desta terça-feira, no Centro Administrativo, em Florianópolis, e apresentou à delegação as possibilidades de Santa Catarina, além de avaliar quais setores representam na Alemanha, o que será preparatório para a missão oficial que o Estado catarinense vai fazer ao Estado de Baden-Württemberg no final do primeiro semestre de 2016.

Continua após a publicidade

“A ideia é montar uma delegação da mesma forma, com representantes da área da tecnologia da informação, pesquisa científica e indústria e comércio”, completou o secretário, por meio da assessoria.

A delegação alemã é composta por representantes do poder público, tanto do estado como de algumas cidades, pesquisadores do setor científico, especificamente da cidade de Karlsruhe e também representantes da câmera da indústria e comércio da mesma cidade.

Adauto explicou que o estado alemão é muito semelhante a Santa Catarina e por isso o interesse em fazer o intercâmbio de informações e tecnologias. “Os dois estados são muito parecidos, tanto fisicamente como na área de alta tecnologia, que chamamos de tecnologia limpa, por isso nos interessa muito. É um dos líderes na geração de empregos, na área de Startups e incubadoras de tecnologia”.

Segundo Virmond Vieira, é uma das prioridades [de SC] investir na área chamada de indústria limpa. “Trazemos mão de obra altamente qualificada, investimento de alto valor agregado e vendemos um produto com alto valor agregado, produzindo muita receita com a venda de software, por exemplo”, concluiu.

O Estado

Baden-Württemberg, que fica ao lado da Bavaria, ao Sul da Alemanha, é um dos estados que apresenta o maior nível de tecnologia da Alemanha. Tem sede de diversas empresas de tecnologia como Siemens, Mercedes Benz e Bosch. Cobre uma superfície de 35.742 quilômetros quadrados e é habitado por 10,7 milhões de habitantes, sendo o terceiro maior estado da Alemanha, tanto em área como em população.

Com informações da assessoria.

Publicidade