Ministro e secretário estadual visitam cidades catarinenses prejudicadas pelas chuvas

Publicidade

Em visita a regiões de Santa Catarina atingidas pelas chuvas, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou, nesta quinta-feira (16), medidas de apoio aos municípios. Além do atendimento emergencial, uma reunião entre a equipe do ministério, a Defesa Civil do Estado e prefeitos será realizada no início de agosto, em Brasília, com o objetivo de definir as ações de reconstrução. O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, recebeu o ministro.

“Daremos apoio imediato naquilo que for necessário. E deixaremos técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ajudar na elaboração do Plano Detalhado de Resposta (PDR)”, disse Occhi. O ministro sobrevoou os municípios de Saudade e Maravilha, visitou os locais destruídos em Coronel Freitas e se reuniu com os prefeitos das três cidades. O PDR especificará as necessidades do estado para o fornecimento de assistência humanitária às famílias atingidas, como encaminhamento de kits emergenciais.

Continua após a publicidade

 

De acordo com a Defesa Civil estadual, Saudade, Maravilha e Coronel Freitas, que teve 70% de sua área total atingida, foram os municípios mais afetados. Os dois principais rios da região Oeste – Itapiranga, que subiu 2 cm durante a tarde e atingiu 9,4m; e Uruguai, com risco de inundações – estão sendo constantemente monitorados pelo órgão local.

Em todo o Estado, 50 cidades foram afetadas pelas chuvas nesta semana, sendo que 15 estão em situação de emergência e três com Decretos de Estado de Calamidade Pública.

FGTS

Outros órgãos do governo federal também deverão apoiar Santa Catarina. De acordo com o Gilberto Occhi, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, colocou a pasta à disposição das famílias prejudicadas. “Os trabalhadores que tiveram residências atingidas poderão sacar parte de seu FGTS para poder fazer frente a esse prejuízo”, garantiu o ministro da Integração Nacional.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Integração

Publicidade