G1 – A ordem de serviço para o início das obras da terceira faixa da BR-282 em Florianópolis, conhecida como Via Expressa, foi assinada na tarde desta quarta-feira (12) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Conforme o órgão, a empresa vencedora da licitação deve começar os trabalhos na noite da próxima segunda (17) e terá 12 meses para finalizar o serviço.
Em abril, o Departamento já havia anunciado a construção de terceira faixa, primeira etapa de ampliação da Via Expressa. O contrato com a empresa que fará as obras, a Britagem Vogelsanger, de Joinville, Norte do estado, foi assinado há uma semana.
O custo será de R$ 26 milhões para 5,6 quilômetros de extensão. A nova faixa, uma em cada sentido da rodovia, vai ligar a BR-101 às pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.
O Dnit disse que as obras devem ocorrer 24 horas por dia, mas o impacto maior no tráfego deve ser entre as 21h e as 6h. O Departamento sugere que a terceira faixa seja usada para ônibus, motos e veículos de emergência.
Todos os dias, 130 mil veículos passam pela Via Expressa. Esse número é cinco vezes maior do que quando ela foi construída, em 1982.