Oceanógrafo orienta não frequentar praias em SC por causa da sujeira levada pelas chuvas

Publicidade
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Nos próximos dias não é recomendável atividades nas praias e região costeira, próxima a desembocadura de rios, devido ao grande volume de materiais – principalmente troncos de árvores – levados pelas fortes enxurradas ocasionadas pelas chuvas da última semana. Todo o material arrastado vai parar no mar e, consequentemente, volta para a praia, diz o oceanólogo Argeu Vanz.

“Com o volume de chuvas ocorrido ao longo das últimas semanas, o nível dos rios subiu, retirando lixo e troncos de árvores que estavam nas partem mais altas que, depois de chegarem ao oceano, voltam para as praias pela atuação das ondas e correntes”, comentou.

Continua após a publicidade

“A água barrenta dos rios misturada à água do mar diminui a visibilidade, dificultando a identificação dos troncos de árvores e outros materiais, podendo provocar acidentes a banhistas e danificar embarcações”, explicou Vanz, em nota emitida nesta segunda-feira, pelo Centro de Informações Meteorológicas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

 

 

Publicidade