Restaurante no Mercado Público de Biguaçu inaugura nesta quinta-feira

Publicidade
De frente a uma paisagem de tirar o fôlego, Saragaço estará aberto a partir das 17h (Foto: Carolina Rech)
De frente a uma paisagem de tirar o fôlego, Saragaço estará aberto a partir das 17h (Foto: Assessoria)

Nesta quinta-feira (20), a partir das 17h, será inaugurado o bar e restaurante Saragaço – Encontros e Encantos, que fica no Mercado Público de Biguaçu. Sobre um deck à beira rio e com uma linda paisagem à sua frente, o estabelecimento vai recepcionar o público com música ao vivo, em um ambiente que valoriza as raízes do município.

O turismólogo Vitor Castelli Sampaio de Aguiar, administrador do empreendimento, disse que tudo foi preparado com muito carinho para que o Saragaço tivesse a “cara da cidade”. “Biguaçu é terra de belezas fartas, de um povo riquíssimo culturalmente e com sabedorias muitas vezes desvalorizadas, mas que remetem à essência do ser humano, com respeito as diferentes crenças e costumes”, comenta.

Continua após a publicidade

Aguiar ressalta que Biguaçu acolheu povos dos quatro cantos do planeta, que maravilhados que tanta beleza e fartura, aqui ficaram. “Hoje essas raízes se fundiram e virou esse saragaço de sabedorias e costumes. É isso o que queremos fazer aqui”, explica Vitor. “O Saragaço promoverá encontros e encantos de gastronomia, mas principalmente de trocas de experiências, suspiros e muitas risadas. Será um honra receber a todos!”

Mercado Público de Biguaçu

O Mercado Público é um patrimônio arquitetônico situado no Centro do município, às margens do Rio Biguaçu, na rua João Pessoa. Foi construído em 1939 pelo então prefeito Alfredo Álvares da Silva e encontrava-se desgastado devido à ação do tempo e à falta de manutenção das características originais do prédio. No entanto, o prédio histórico ganhou uma reforma este ano e está sendo entregue ao uso dos munícipes.

O local conta com seis boxes, destinados à comercialização de artesanato e produtos coloniais, além de peixaria e bar/restaurante.  A área destinada ao bar/restaurante também possui deck externo, com vista para o Rio Biguaçu. A concessão dos boxes foi realizada através de licitação na modalidade de concorrência, do tipo maior oferta financeira.

Por meio da lei 3.569/2015, de iniciativa da Câmara Municipal de Biguaçu, foi denominado Mercado Público Municipal Franscisco Wollinger, filho de imigrantes alemães que, em 1963, se mudou de Ganchos para Biguaçu. Wollinger empreendeu no prédio do Mercado Público um comércio e restaurante.

*Com informações da jornalista Carolina Rech

Publicidade