Santa Catarina tem mais de 153 mil imóveis registrados no Cadastro Ambiental Rural

Publicidade

De acordo com o relatório de junho da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), o número de imóveis registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Santa Catarina é de 153.713, o que corresponde a aproximadamente três milhões de hectares. “Apesar do prazo para o registro ter sido ampliado para maio de 2016, continuamos trabalhando firme para que 100% das propriedades catarinenses estejam cadastradas”, salientou o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

O CAR é uma base de dados que integra todas as informações ambientais das propriedades e posses rurais em âmbito nacional. O prazo para o cadastramento foi ampliado até maio de 2016. Caso o registro não seja efetuado, o proprietário ou posseiro sofrerá restrições de direitos, como o impedimento de venda, transferência, doação, restrição do acesso a financiamentos bancários, entre outros.

Continua após a publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) com mais propriedades proporcionalmente cadastradas é São Miguel do Oeste, que atingiu 72% dos imóveis regularizados, ou seja, 7.135 do total de 9.913. Já a SDR com mais imóveis inseridos no CAR é Araranguá, com 10.469 do total de 19.417.

“No início do ano pouco mais de 39 mil propriedades estavam registradas no CAR. Hoje, temos praticamente quatro vezes mais cadastros e, felizmente, tivemos um crescimento significativo em todas as regiões”, explica Chiodini. O relatório completo e mais informações estão disponíveis no site:www.cadastroambientalrural.sc.gov.br .

Publicidade