Sistema de separação de resíduos vai permitir reciclagem de lixo do Mercado Público de Florianópolis

Publicidade
Foto: Adriana Baldissarelli
Nas próximas semanas, será implantado sistema de lixo zero no Mercado Público de Florianópolis. O presidente da Comcap, Marius Bagnati, esteve na tarde desta terça-feira (4) acompanhando a finalização dos serviços e o espaço que será destinado à gestão dos resíduos.

“A intenção do prefeito Cesar Souza Junior é implantar aqui um ciclo completo de tratamento dos resíduos sólidos, de forma que todo material seja separado e destinado adequadamente”, apontou Bagnati.  Os resíduos orgânicos, explicou, serão processados e transformados em composto para aplicá-los no projeto de agricultura urbana ora em desenvolvimento. Os recicláveis secos serão comercializados.

Os resíduos das peixarias também deverão ser reaproveitados, de modo que apenas os rejeitos serão recolhidos pela Comcap para encaminhamento ao aterro sanitário.

Continua após a publicidade

Ciclo completo de tratamento de resíduos

A sala de resíduos onde serão armazenadas as embalagens será entregue na próxima segunda-feira. Na manhã desta quarta-feira (5), o gerente do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos da Comcap, Márcio Ribeiro da Silva, vai tratar dos ajustes finais, como acondicionamento e horários, com o administrador do Mercado.

Uma atenção especial será dada também ao acondicionamento dos resíduos no entorno do Mercado e do Largo da Alfândega, assegurou o presidente. Contentores de grande volume para o acondicionamento de embalagens de vidro e de outros materiais serão instalados na região.

Publicidade