Desafio BRA de Judô começa a movimentar São José

Publicidade

Assessoria

O município de São José recebe, nesta segunda-feira (22), alguns dos maiores ídolos do judô nacional e internacional, que disputarão o Super Desafio BRA. As seleções do Brasil e da Colômbia começam a se enfrentar às 18 horas no Centro Multiuso de São José. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com o apoio da Prefeitura de São José, através da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. A entrada para o evento é gratuita e o SporTV transmitirá a disputa ao vivo.

Continua após a publicidade

Para a cidade já entrar no clima do Super Desafio, diversas ações preparatórias estão programadas. Durante o final de semana, o público poderá acompanhar os treinos dos atletas da seleção brasileira. Os treinamentos serão abertos e realizados no Centro Multiuso no sábado (20), das 16h30min às 18h30min, e no domingo (21), das 10h às 12h.

As equipes que participam da disputa são mistas e compostas
por cinco atletas de cada país.

A Prefeitura tem trabalhado para incentivar a realização de grandes eventos esportivos no município.

“Além de investir nas modalidades, através das escolinhas, estamos empenhados em trazer os ídolos para perto do público. Esse contato motiva as pessoas e tudo isso passa a ser reflexo nas ações futuras”, avalia a superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Andréa Grando.

Esta edição seguirá os mesmos moldes das etapas anteriores, em que cada seleção competirá com cinco atletas na equipe, sendo essa de caráter misto. O Brasil será representado por Eric Takabatake, Tamires Crude, Alex Pombo, Maria Portela e Eduardo Bettoni e terá o comando do técnico Mario Tsutsui. Já no time da Colômbia, o treinador Baudilio Hernandez terá à sua disposição John Jairo Futtinico, Yadinis Amaris, Christopher Franco, Luisa Bonilla e Pedro Castro.

Conheça os brasileiros

Alex Pombo (73kg): Judoca de 26 anos defende atualmente o Minas Tênis Clube. Convocado para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Tem como destaque em seu currículo os títulos do Grand Prix de Almaty e a medalha de bronze no mundial por equipes, disputado na Rússia em 2014. Neste ano foi campeão pan-americano, no mês de abril, e terminou em terceiro no Open Europeu.

Eric Takabatake (60kg): Judoca de 24 anos defende atualmente o Esporte Clube Pinheiros. Jovem revelação do judô nacional, Erik ingressou na seleção principal há poucos anos. Em 2014, conquistou importantes resultados no circuito mundial, como as medalhas de prata nas etapas de Grand Prix em Havana e Ulaanbaatar. Neste ano foi vice-campeão pan-americano.

Eduardo Bettoni (90kg): Judoca de 24 anos defende atualmente o Minas Tênis Clube. Decisivo na conquista da medalha de bronze no mundial por equipes, disputado em Salvador, em 2012, Eduardo soma resultados importantes na carreira mesmo com pouca idade, como o terceiro colocado no Grand Slam do Rio de Janeiro.

Maria Portela (70kg): Judoca de 27 anos defende atualmente a SOGIPA/RS. Um dos grandes nomes do judô feminino, Maria Portela também é uma das convocadas para integrar a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Vice-campeã mundial por equipes, em 2013, e bicampeã mundial militar, diversos títulos de peso em campeonatos continentais, além das conquistas do Grand Prix de Abu Dabhi e do Grand Slam de Moscou.

Tamires Crude (57kg): Judoca de 23 anos defende atualmente o Instituto Reação/RJ. Uma das jovens revelações do judô nacional, Tamires Crudes é a atleta mais nova da equipe que disputa o Super Desafio BRA de Judô. Entre as principais conquistas, destaca-se a medalha de bronze no Grand Prix de Qingadao, na China.

 

 

Publicidade