A ex-atleta Célia Maria Goedert Neis foi convidada pelo prefeito Ramon Wollinger para conduzir a tocha olímpica em Biguaçu. Nascida na cidade, Célia é professora de Educação Física aposentada e durante sua carreira no atletismo foi medalhista de ouro em competições de âmbito nacional, sendo a recordista de títulos no município.
Seguindo a tradição, a tocha será acesa por raios de sol numa cerimônia na cidade de Olímpia, na Grécia, e de lá partirá para o Brasil. Em 3 de maio de 2016, sairá de Brasília e vai percorrer 500 cidades, em todos os estados brasileiros, até chegar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em 5 de agosto de 2016, no Maracanã, Rio de Janeiro.
Além de Biguaçu, a chama olímpica passará por mais 19 cidades catarinenses. Dos mais de 5.500 municípios de todo o Brasil, apenas 500 foram privilegiadas e receberão a tocha da primeira Olimpíada a ser realizada em um país da América do Sul.
Entre suas diversas conquistas no atletismo, Célia foi medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros, nos Jogos Abertos de Santa Catarina, Jogos Universitários Catarinenses e Jogos Universitários Brasileiros. Em 1976 participou da corrida de São Silvestre, e já na primeira vez, foi a brasileira melhor colocada da prova e conquistou a 28ª posição geral. Após encerrar sua carreira de atleta, passou a dar início às atividades de professora e técnica, tendo participação fundamental na criação dos Jogos Escolares de Biguaçu (JEBIG), Noite da Dança, Jogos de Verão e na coordenação dos Grupos da Terceira Idade, bem como na formação e revelação de seus alunos e atletas.
Célia, que se curou de um câncer, recebeu o convite para conduzir a tocha em Biguaçu no evento da campanha Outubro Rosa, realizado nesta semana no Casarão Born. “Para mim carregar a tocha olímpica em meu município significa um orgulho muito grande, me sinto honrada pelo convite”, disse emocionada.
“Por toda sua história de dedicação e amor ao esporte, Célia é a pessoa mais indicada para representar Biguaçu no momento histórico e de celebração que será a passagem da chama olímpica por nossa cidade. Nos sentimos felizes por Biguaçu fazer parte deste importante evento que antecede o início dos Jogos Olímpicos no Brasil, nos colocando em posição de destaque junto aos municípios selecionados de todo o país”, afirmou o prefeito Ramon.
A presidente da Câmara de Vereadores, Salete Orlandina Cardoso, que também é ex-atleta, apoiou a indicação de Célia, uma das personalidades do esporte do município retratada no livro de sua autoria “Esporte é Massa – Grandes Valores do Esporte da Comarca de Biguaçu”. “Além dela, no livro em que reuni a história de atletas de Biguaçu e região, muitos relatam que foi através do apoio e do treinamento de Célia que entraram no mundo do esporte, muitos deles vindo a se consagrarem campeões em competições de alto nível técnico. Isso se soma ao trabalho de Célia na implantação de várias modalidades olímpicas em nosso município, como o atletismo, handebol, futebol e voleibol”, ressaltou a vereadora.