O desembargador José Antônio Torres Marques, de 61 anos, foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), durante sessão do Pleno, nesta quarta-feira (2) de manhã.
Ele era candidato único e comandará o Poder Judiciário catarinense durante o biênio 2016/2017. A solenidade de posse está marcada para o dia 29 de janeiro.
O colégio eleitoral é integrado por todos os desembargadores que compõem o Pleno do TJSC. Conforme a assessoria, regras aprovadas neste ano promoveram alterações no processo eleitoral, entre elas a necessidade de inscrição prévia das candidaturas.
Desta forma, com antecedência, foram formalizadas candidaturas únicas para cada cargo em disputa: presidente, desembargador Torres Marques; 1º vice-presidente, desembargador Alexandre d’Ivanenko; corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Fontes; 2º vice-presidente, desembargador Sérgio Izidoro Heil; 3º vice-presidente, desembargador Jaime Ramos; e vice-corregedor-geral, desembargador Salim Schead dos Santos.
Torres Marques tem 32 anos de magistratura. Atualmente, ele é o primeiro vice-presidente da atual diretoria do TJSC. O desembargador já presidiu o Judiciário estadual interinamente, inclusive quando o presidente, desembargador Nelson Schaefer Martins, exerceu a chefia do Poder Executivo de Santa Catarina, em maio de 2014.