Morre o advogado e professor universitário João Leonel Machado Pereira

Publicidade

Advogado João LeonelO advogado e professor universitário João Leonel Machado Pereira morreu, na noite desta segunda-feira (2), no Hospital de Caridade, em Florianópolis.

Machado foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por mais de 40 anos. Também atuou como procurador geral da instituição.  Ele fez a faculdade de Direito da UFSC, onde se formou em 1967, tendo sido convidado, em 1969, pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) para iniciar o atendimento no escritório modelo que então se iniciava, um empreendimento da entidade logo depois oficializado pela Universidade. A UFSC lamentou a perda de seu ex-professor.

Continua após a publicidade

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) também emitiu nota de pesar e ressaltou a atuação destacada do profissional. Especializado em direito de família, João Leonel lecionou, por muitos anos, direito processual civil e prática forense na UFSC.

“João Leonel foi um dos professores mais destacados do curso de Direito da UFSC, onde lecionou para dezenas de magistrados estaduais e formou gerações de profissionais nos diversos ramos da atividade jurídica. Advogado de postura ética irrepreensível, atuação independente e perfil de pesquisador”, lembrou o desembargador Nelson Schaefer Martins, presidente do TJSC.

Pereira era também, acrescentou o magistrado, admirado pelos integrantes da Corte Estadual, tanto que figurou em listas tríplices destinadas a vaga do quinto constitucional. O velório acontece desde na capela do cemitério do Itacorubi. O sepultamento está previsto para as 17 horas.

Publicidade